Quem nunca se lembrou daquela brincadeira divertida da infância?
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Os significados associados a ela são inúmeros e marcaram de alguma forma nossa história e lugar no mundo. Fui mamãe, fui filhinha; fui polícia e ladrão; Cozinheira; astronauta; Heroína ou bailarina. Entre tantas outras fantasias, todos estes personagens ajudaram em meu desenvolver. Falei línguas diferentes (algumas criei), expressei coragem, medos e alegrias. Brinquei sozinha, com a melhor amiga ou no grupo da escola. E isso tudo foi me constituindo como pessoa. Como questiona Plano Neruda: “Onde está o menino que fui, segue dentro de mim ou se foi?”.Não há dúvidas sobre a importância e os benefícios do brincar para o desenvolvimento infantil, saúde emocional e aprendizagem. Além da constituição de nossa personalidade e recursos psíquicos para os confrontos de toda vida. Precisamos imaginar, sonhar (delirar talvez), para poder crescer, aprender, inovar e também lidar com frustrações. Por meio da brincadeira, a criança se expressa e estabelece relações sociais, descobrindo a existência e o lugar do outro.Dentro do imaginário das brincadeiras, a criança também dá voz às suas angústias, buscando enfrentar medos e desafios. Assim sendo, a brincadeira ajuda a criança a representar e tentar encontrar soluções para seus conflitos – mas é somente na presença qualificada de alguém que brinque com ela que o jogo pode transformar a angústia. O terapeuta infantil busca a comunicação da criança nas sutilezas e experiências criativas das brincadeiras. Na ludoterapia, a criança expressa seu mundo mental e possibilita a elaboração de situações adversas e ansiedades, com a ajuda do profissional.Em tempo de pandemia, a psicoterapia infantil online tem sido estudada e praticada por psicólogos infantis para possibilitar este cuidado essencial com o sofrimento emocional das crianças.Vera Maria Alves Pereira Ferreira – CRP: 0655718 - Psicóloga clínica, psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos, Cooperada Unipsico.