“A lógica do fantasma” – Seminário 14 de Jacques Lacan
Nesse Seminário trabalharemos o Seminário 14 de Jacques Lacan, intitulado “La logique du Fantasme”, proferido em 1966-1967. O fantasma na psicanálise tem estrutura de ficção. Ele é a representante de toda representação possível do sujeito. Diante dessa ficção, o sujeito aparece e desparece, ora como objeto de gozo do Outro, ora como sujeito desejante. Freud postula três tempos da fantasia e afirma que o segundo é uma construção em análise. Lacan parte do postulado freudiano e avança na articulação do fantasma ligada a um objeto (chamado objeto a) que se solta das armadilhas do objeto parcial freudiano.
O intuito primordial desse Seminário é aprofundar a articulação da lógica do fantasma que implica tanto a estrutura da cadeia de significantes (discurso do Outro) quanto à escrita do sujeito na sua relação com o objeto a ($ <> a), trazendo, assim, a trama da realidade que se pode aceder.
Objetivos:
O seminário tem por objetivo a transmissão da psicanálise lacaniana em Ribeirão Preto, bem como propor um espaço de formação para os interessados pela psicanálise, que compõem um dos eixos do tripé indicado por Freud.
Bibliografia indicada:
LACAN, J. A lógica da fantasia. (1966-67). Recife: Centro de Estudos Freudianos do Recife, 2018.
Profissional facilitadora- Silvia Machione: Psicanalista, psicóloga mestre em Educação pela FFCLRP-USP.
Profissional facilitadora- Juliana Bartijotto: Psicanalista, psicóloga doutora pela FFCLRP-USP e Université Paris 8.