A Psicologia Clínica abrange a avaliação, diagnóstico e o atendimento psicológico de pacientes com dificuldades emocionais e comportamentais, conflitos nas fases de desenvolvimento (infância, adolescência, maturidade adulta e velhice), conflitos na sexualidade, dificuldades na definição e aquisição da identidade profissional, conflitos no relacionamento consigo próprio e com o outro (pais, filhos, cônjugue, amigos etc).
O psicólogo clínico pode utilizar como forma de avaliação e diagnóstico o Psicodiagnóstico, que consiste na entrevista (coleta de dados) e aplicação de testes psicológicos em pacientes com as mais diversas dificuldades e problemas psicológicos.
Após a avaliação e diagnóstico do paciente, o psicólogo indica uma forma de tratamento (psicoterapia, orientação profissional, orientação de pais, orientação sexual, etc). O atendimento psicológico pode ser desenvolvido individualmente, em grupo, com o casal ou então em família. O objetivo do trabalho clínico é cuidar da saúde mental do indivíduo, proporcionando-lhe uma melhor qualidade de vida.
A Psicologia Clínica inclui:
- Atendimento de crianças (Psicoterapia Infantil);
- Psicoterapia de Adolescentes e Adultos;
- Avaliações e Psicodiagnóstico;
- Atendimento a grupos (grupos terapêuticos, psicoterapia de grupos);
- Orientação profissional – individual e em grupos;
- Psicoterapia e Orientação Sexual;
- Atendimento a Casais e Famílias;
- Orientação de Pais;
- Psicopedagogia;
- Psicomotricidade.