CIRC-DIR -0022-21- Orientações Unimed Ribeirão Preto
Ribeirão Preto, 15 de outubro de 2021.
Prezados(as) cooperados(as), recebemos orientações referente aos atendimentos Unimed e compartilhamos com todos(as) abaixo:
"Segue as orientações redigidas pela minha gestora:
Cumpre a função deste comunicado orientá-los formalmente sobre a utilização adequada do sistema MKData, para execução das consultas/sessões dos nossos usuários.
A Unimed Ribeirão Preto prioriza e atua para a melhoria contínua em seus processos, qualidade assistencial e experiência benéfica aos seus usuários.
Nesse sentido, foi detectado que o sistema que imputava o lançamento das consultas/sessões estava sendo utilizado de maneira irregular, de modo que estavam sendo executados no sistema através da digitação do número das carteirinhas dos beneficiários.
Tal atividade não é orientada nos treinamentos ministrados pelo setor de TI (tecnologia da informação) ou nos manuais e cartilhas de orientação.
A fim de evitar desvio de finalidade, a partir do dia 06 de outubro de 2021, tal habilitação foi bloqueada no sistema, para todos os prestadores da Rede.
Conforme expressamente consta em contrato, os atendimentos deverão ser prestados mediante apresentação do cartão do beneficiário (físico ou virtual – através do aplicativo Unimed SP Clientes) e documento de identificação com foto.
Assim, a fim de evitarmos transtornos, pedimos à gentileza que orientem os pacientes a instalarem o aplicativo Unimed SP Clientes, através do qual terão acesso ao cartão digital, na ausência do cartão físico.
Salientamos que o processo correto de execução das consultas/sessões no sistema é através da transação da carteirinha no leitor (equipamento) ou token pelo aplicativo.
Reforçamos que é expressamente vedado o lançamento de faltas, conforme regido no nosso contrato de prestação de serviços, passível inclusive de rescisão contratual, se verificada a manutenção de tal prática."
Atenciosamente Comissão Planos de Saúde.