ANIVERSÁRIO DE KURT KOFFKA

18/03/2019

Hoje, 18 de março, comemoraríamos o aniversário de Kurt Koffka, psicólogo da escola Gestalt nascido em 1886. De origem alemã, foi provavelmente o mais inventivo dos fundadores da Gestalt. Vindo de uma família toda da área jurídica, ele foi o responsável por romper esta tradição.

 

Em 1909 concluiu seu doutorado pela Universidade de Berlim e junto com Wolfgang Köhler (já falamos sobre ele aqui: https://goo.gl/yA5vAR ), tornou-se assistente na Universidade de Frankfurt, onde trabalhou com Max Wertheimer (já falamos sobre ele aqui: https://goo.gl/w5GUJ4 ).

De 1911 a 1927 lecionou na Universidade de Giessen, onde escreveu O Desenvolvimento da Mente (1921). No ano seguinte ele introduziu o programa Gestalt com um artigo na Psychological Bulletin nos Estados Unidos. A partir de 1927, Kurt lecionou nos Estados Unidos no Smith College, publicando a obra Princípios da Psicologia da Gestalt (1935).

Koffka acreditava que boa parte do conhecimento ocorre por imitação, e também depois da consequência. É a chamada aprendizagem sensório-motora. E o maior tipo de aprendizagem é a ideacional, que faz uso da linguagem. Ele afirmava que um momento importante no desenvolvimento da criança é quando ela entende que os objetos têm nomes.

 

Kurt Koffka morreu em 1941, aos 55 anos nos Estados Unidos.