ANIVERSÁRIO DE JEAN PIADGET

09/08/2018

ANIVERSÁRIO DE JEAN PIAGET

Considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, Piaget foi biólogo, psicólogo e epistemólogo. Nascido na Suíça, estudou inicialmente biologia, mas se dedicou à área de psicologia, epistemologia e educação.Por influência da mãe, Piaget frequentava uma igreja protestante, ao mesmo tempo que lia a obra de Henri Bergson, por quem foi muito influenciado. Confuso, Piaget se viu obrigado a escolher entre a fé ou o conhecimento, mas é na filosofia de Bergson que ele encontra um caminho e descobre a espistemologia (reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano).

TEORIA DOS ESTÁGIOS DE CONHECIMENTO

Observando minuciosamente seus filhos e também outras crianças, Piaget criou a Teoria Cognitiva, onde, segundo ele, existem quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: estágio da inteligência sensório-motora, pré-operatória, operatório concreto e operatório formal. Através disso, influenciou de maneira profunda a educação. 
Segundo sua teoria, crianças aprendiam aquilo que elas estavam preparadas para assimilar, e os professores aperfeiçoariam as descobertas dos alunos. Através dessa teoria, Piaget contrapôs o ensino autoritário herdado do século XIX, criticava o ensino onde "o professor dita e o aluno copia e repete", mas sua teoria não foi aceita nos moldes da escola tradicional.
Sua obra é reconhecida em todo o mundo, pois contribui para a compreensão da formação e construção do intelecto. Através de sua teoria, foram desenvolvidas diversas propostas de educação, visando melhorar esta área através de características específicas de cada fase observada.