O QUE É INSÔNIA?

23/07/2018

O que é Insônia?

O ritual é o de sempre: preparar-se para DORMIR, apagar as luzes e deitar na cama. Geralmente FUNCIONA muito BEM. Mas, para algumas pessoas, o SONO simplesmente não vem. É a temida INSÔNIA, condição que afeta MILHARES de pessoas ao redor do mundo.
A insônia é um DISTÚRBIO persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa ADORMECER, ou ainda, de permanecer DORMINDO durante toda a noite. Essa falta de SONO faz com que as pessoas comecem o dia já se sentindo CANSADAS, com problemas de HUMOR, falta de energia, podendo prejudicar o desempenho no trabalho ou nos estudos, ou seja, comprometendo a qualidade de VIDA, em geral.
Muitas pessoas, em especial os adultos, apresentam INSÔNIA em algum momento da vida, mas para outras isso torna-se um distúrbio CRÔNICO. 
Algumas das causas são: ESTRESSE; ansiedade; depressão; condições médicas, como DOR crônica e dificuldade para RESPIRAR; mudança no ambiente ou horário de trabalho; maus HÁBITOS de sono, como irregularidade dos horários para DORMIR; medicações; CAFEÍNA; nicotina; álcool; idade e; até mesmo, o uso de TECNOLOGIAS, como celulares e tablets, antes de dormir. 
Para tratar a INSÔNIA, inicialmente, deve-se entender a ORIGEM da mesma. Nos casos mais comuns, como estresse, ansiedade e depressão, o ideal é procurar uma AJUDA médica e psicológica, como TERAPIAS, ou até mesmo medicações, caso necessário.