O QUE SÃO DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS?

04/07/2018

DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS 

Psico - Termo que indica alma, espírito, mente.
Somático - Relativo ao próprio organismo considerado fisicamente; físico, corporal.

A somatização é um transtorno psiquiátrico em que a pessoa apresenta múltiplas queixas físicas, localizadas em diversos órgãos do corpo, como dor, diarréia, tremores e falta de ar, mas que não são explicadas por nenhuma doença ou alteração clínica. Ou seja, é quando uma doença, seja ela física ou não, tem seu princípio na mente. Situação que leva os pacientes de hospitais para consultas com psicólogos/psiquiatras.
Isso gera uma série de dúvidas: "Como algo é psicológico se dói no corpo?" 
Ter uma doença psicossomática não significa que a dor ou a doença não existam, muito pelo contrário, elas realmente existem e são tratadas e controladas com recursos da medicina tradicional. É comum que o paciente enfrente dificuldades no diagnóstico e até insucesso, passando por vários médicos e tratamentos.

CONFIRMAÇÃO

O diagnóstico de uma doença psicossomática deve ser feito por um psiquiatra, mas um clínico geral ou outro especialista podem apontar esta possibilidade, porque excluem a presença de outras doenças através do exame físico e de laboratório.

TRATAMENTO

O tratamento poderá envolver tanto o uso de medicamentos psicofármacos ou da área clinica (analgésicos anti-inflamatório a e anti,-histamínico.
Torna-se de fundamental importância no caso das doenças psicossomáticas a adoção do processo psicoterapêutico no decorrer do tratamento.
O processo psicoterapêutico irá propiciar a esse indivíduo a condição de enfrentamento das questões que lhe são de difícil elaboração e que lhe causam os sintomas constituintes dessa doença.