Rua Dr. Paulo Tinoco Cabral, 484
(16) 3911 4525
Segunda à sexta - 8h às 18h

O QUE É: TRANSTORNO DISMÓRFICO CORPORAL

11/03/2019 imprimir


O TDC é uma DOENÇA MENTAL que envolve um foco OBSESSIVO em um imaginário DEFEITO que a pessoa considera ter na própria APARÊNCIA ou uma reação excessiva a uma ligeira FALHA FÍSICA. É uma doença CRÔNICA que pode crescer e reduzir em intensidade, e pode mudar de uma parte do corpo para outra.

A pessoa que sofre com TDC pode passar horas por dia tentando CORRIGIR este defeito, experimentar muitos procedimentos ESTÉTICOS ou se exercitar em excesso. Além disso, é comum estes indivíduos se EXAMINAREM com frequência em frente ao espelho, e comparar sua APARÊNCIA constantemente com a dos outros, a ponto de evitar situações sociais ou fotos.

As áreas comuns de IMPERFEIÇÕES percebidas envolvem a pele (acne, oleosidade, rugas), face (excesso de pelos faciais), nariz, boca, dentes, calvície, seios ou genitais. O TRATAMENTO pode envolver a TERAPIA e medicação antidepressiva, mas no geral não tem CURA, pode durar anos, ou até mesmo a vida inteira.

Dentre as causas do TDC estão a influência cultural, em que o corpo, a beleza e a APARÊNCIA física são muito valorizados, e também pode ter origem em PROBLEMAS relacionados com o sistema nervoso central. Além disso, a HISTÓRIA DE VIDA pode estar relacionada com o desenvolvimento do TRANSTORNO, como educação muito rígida, ter poucos amigos durante a infância, entre outras.

 
11/03/2019 imprimir Voltar