Rua Dr. Paulo Tinoco Cabral, 484
(16) 3911 4525
Segunda à sexta - 8h às 18h

O CARNAVAL E A PSICOLOGIA

01/03/2019
imprimir


O nosso dia a dia é tomado pelo trabalho, cuidado com a família, saúde, ou seja, na maior parte do ano, nosso lado racional é valorizado por nos auxiliar com a clareza e objetividade necessária aos desafios cotidianos. Nós vivemos sempre tentando conciliar da melhor forma a vida pessoal com a profissional. 

Porém, alguns períodos do ano esta situação muda, e o Carnaval é um deles. A racionalidade fica em segundo plano e o princípio do prazer, brincadeira, vontade, sensualidade e alegria conduzem grande parte das pessoas. Para Freud, é neste momento que o ID, uma instância psicológica que cada indivíduo possui, é tomado pelos impulsos do prazer e conduzido pelos desejos, não mais pelas consequências.

 A fantasia traz a possibilidade de projetarmos nossa imaginação, através das cores e dos personagens brincamos de forma mais livre. As diferenças e preconceitos são minimizados e, por isso, o Carnaval é chamado de uma festa democrática. É o momento ALEGRIA, diversão... dias em que ficar triste é PROIBIDO! Para alguns é tempo de extravasar, aproveitar ao MÁXIMO, pular, dançar e curtir.... para outros é tempo de DESCANSAR, curtir a família, a casa, viajar para um lugar tranquilo...SE CURTIR!

Como o Carnaval faz parte da nossa HISTÓRIA e está intrinsecamente ligado a uma certa “bagunça civilizada", para os foliões de plantão que querem curtir muito as “marchinhas”, é preciso ter um dispositivo de alerta para que este período de inconsciente coletivo não seja o responsável por algumas armadilhas, tais como, exageros na bebida, na velocidade nas estradas, compulsão alimentar, sexo sem proteção...É... o Carnaval chegou!

 
01/03/2019
imprimir
 

Olá! Quer se juntar à nossa equipe?

A Unipsico faz seleções para novos cooperados de acordo com as necessidades e demandas que identificamos.

Se quiser fazer parte da cooperativa, envie para nosso email currículo com foto, documento comprovando tempo de psicoterapia e de supervisão, e carta de apresentação de um cooperado. Somente avaliamos currículos de profissionais com mais de 5 anos de formados.

Nosso email: unipsicorp@unipsicorp.com.br