Rua Dr. Paulo Tinoco Cabral, 484
(16) 3911 4525
Segunda à sexta - 8h às 18h

ANIVERSÁRIO DE WILHELM WUNDT

16/08/2018 imprimir


ANIVERSÁRIO DE WILHELM WUNDT

Nascido em 1832, na Alemanha, Wundt foi médico, filósofo e psicólogo. E ao lado de grandes nomes como Ernst Weber, é considerado um dos fundadores da psicologia experimental.
Após se formar na Universidade de Heidelberg, Wundt conseguiu o título de Privatdozent (uma espécie de "habilitação" de livre-docência sem remuneração do governo), mas, no seu primeiro curso, sem muito sucesso, apenas quatro alunos se matricularam. Porém, com a progressão de seus estudos, criou um laboratório que, 24 anos depois deu origem ao Instituto de Psicologia (Psychologische Studien), muito importante para o reconhecimento da psicologia como ciência. Wundt definia a psicologia como uma ciência da mente, analisava os conscientes através de elementos como: sensação, sentimentos ou afetos, que eram classificados de acordo com a modalidade sensorial que são recebidas, além de possuírem qualidade e intensidade.
Para Wundt, a mente executa uma síntese química que pode se realizar de três formas: fusão, assimilação e complicação.
Além disso, criou a teoria tridimensional das emoções, que classificava os sentimentos em três pares: agradável - desagradável; tenso - descontraído; excitado - calmo.
Seu laboratório foi palco de muitas experiências sensitivas e perceptivas, e seus estudos foram férteis e abundantes. A medida que se desenvolvia a ciência, seu laboratório tornava-se o mais produtivo, dando origem a novas tendências que se estruturaram através do século XX: Estruturalismo, Behaviorismo, Gestalt e a Psicanálise.

16/08/2018 imprimir Voltar