Rua Dr. Paulo Tinoco Cabral, 484
(16) 3911 4525
Segunda à sexta - 8h às 18h

COMO LIDAR COM A SÍNDROME DO NINHO VAZIO?

15/08/2018 imprimir


A Síndrome do NINHO VAZIO acontece com os pais que se dedicaram, exclusivamente ou não, à criação dos seus FILHOS, acostumados com o barulho da casa cheia e, de repente, os filhos crescem, AMADURECEM, saem de casa e sentem que tudo ficou VAZIO. 
É aí que surgem o DESÂNIMO e a TRISTEZA, que exigem dos pais uma reinvenção de si como indivíduo que deve buscar novos caminhos e sonhos, repensar o que fazer com o tempo e energia que agora sobram, compreender que a criação dos filhos é, agora, missão cumprida e seguir ou retomar a relação como casal. 
Para as MÃES que dedicam a vida à criação dos filhos e não exercem outra função através de um trabalho/profissão é ainda mais DIFÍCIL. Neste momento os pais têm dificuldade de encontrar outras funções naquelas horas do dia de CONVÍVIO presencial com os filhos. Alguns casais ainda sofrem com algum CONFLITO entre eles, ao perceber que, sem os filhos por perto, não compartilham dos mesmos projetos ou ideias. Os passos são: RECONHECER, ACEITAR e descobrir novas POSSIBILIDADES. Buscar outros sonhos, novos hobbies, exercícios físicos, cursos, passeios com amigos, dentre outras coisas. Depois dessa fase em muitos casos a RELAÇÃO com os filhos até melhora. 
A Síndrome do Ninho Vazio deve ser apenas um CICLO. Se a sensação de estar perdido persiste, se a tristeza não diminui, é aconselhável a procura de um profissional que possa lhe ajudar.

 
15/08/2018 imprimir Voltar