Rua Dr. Paulo Tinoco Cabral, 484
(16) 3911 4525
Segunda à sexta - 8h às 18h

ANIVERSÁRIO DE HENRI WALLON

15/06/2018 imprimir


Hoje comemoraríamos o aniversário de Henri Wallon, filósofo, médico, psicólogo e político francês.Aos 23 anos, formou-se em filosofia, e 6 anos depois, em medicina, e durante 23 anos trabalhou com crianças portadoras de deficiência mental.
Além de trabalhar na frente do exército francês como médico tratando lesões cerebrais, lecionou na Universidadede Paris, encarregado de conferências sobre psicologia da criança. 
Em 1927, foi nomeado diretor de estudos da Escola Prática de Estudos Avançados e criou o Laboratório de Psicobiolofia Pediátrica no Centro Nacional de Pesquisa Científica.
A obra de Henri Wallon segue a ideia de que o processo de aprendizagem é dialético: não é adequado implorar por verdades absolutas, mas, sim, revitalizar direções e possibilidades.
Uma das consequências desta postura é a crítica às concepções reducionistas: Wallon propõe o estudo da pessoa completa, tanto em relação a seu caráter cognitivo quanto ao caráter afetivo e motor. Para Wallon, a cognição é importante, mas não mais importante que a afetividade ou a motricidade.

15/06/2018 imprimir Voltar