Rua Dr. Paulo Tinoco Cabral, 484
(16) 3911 4525
Segunda à sexta - 8h às 18h

O QUE É ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO?

08/06/2018 imprimir


Estresse pós-traumático é um transtorno mental caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos ou emocionais.
Ocorre em pessoas que vivenciaram ou testemunharam situações de intenso medo e-ou sensação de impotência e que, em geral, representaram ameaças à sua integridade física ou à de terceiros. Podem ser tanto eventos estressantes naturais,desastres como enchentes, terremotos, incêndios, quanto causados pelo ser humano, como ameaças, sequestros, violência urbana, guerras. Estudos apontam que alguns eventos que comumente ocorrem na infância podem agravar os riscos de desenvolvimento do estresse pós-traumático, como violência doméstica, dificuldades de adaptação, de aprendizado e situações em que as crianças são ridicularizadas.

SINTOMAS

Gatilhos ambientais ou recordações da situação desencadeiam alterações neurofisiológicas e mentais numa revivescência do evento assustador. Podem ocorrer pesadelos e pensamentos recorrentes sobre o trauma, taquicardia, irritabilidade, tonturas, distúrbios do sono, dificuldades de concentração, isolamento social por evitar lugares, pessoas e situações que poderiam remeter ao fato estressor. Os sintomas ocorrem em qualquer faixa etária e podem levar de um mês a menos de dois anos para aparecer. Em crianças é possível observar, por exemplo: reencenações do trauma; comportamentos agitados, desorganizados; pesadelos; jogos repetitivos que remetam a aspectos ou ao tema do trauma. 

TRATAMENTO

O tratamento indicado é multiprofissional e objetiva diminuir os sintomas, prevenir complicações, melhorar o desempenho na escola ou trabalho, além de tratar transtornos comumente associados, como os depressivos. Além da psicoterapia com psicólogo, a prática de exercícios físicos, de meditação, de religiosidade (se houver), dieta saudável e apoio social podem ajudar muito.

08/06/2018 imprimir Voltar