O que é Terror Noturno?

04/05/2018 imprimir


O QUE É TERROR NOTURNO?

O Terror Noturno (TN) é uma parassonia, ou seja, um dos distúrbios do sono. Mais comum em crianças de até 5 anos, o TN também pode acontecer em adultos. Os episódios duram segundos ou poucos minutos até no máximo 15 minutos. A cada noite, a criança passa por diversas fases do sono, são elas: sono leve, sono profundo e a etapa conhecida como REM (sigla em inglês para "movimento rápido dos olhos"), em que os sonhos ocorrem. O terror noturno acontece quando a criança está na fase em que dorme profundamente, mas ainda não sonha. 

Neste momento ela pode sentar na cama, gritar, gemer, chorar, abrir os olhos, correr pela casa, se debater e não acordar, além de, no dia seguinte, não se lembrar do que aconteceu. Já os adultos com terror noturno tendem a movimentar-se mais bruscamente e podem se lembrar de partes do que aconteceu. 

TERROR NOTURNO X PESADELO

O pesadelo acontece na fase REM do sono e faz com que ela acorde e normalmente lembre-se sobre o que estava sonhando. Além disso, ela pode ficar com medo de voltar a dormir. O terror noturno costuma apavorar mais os pais do que a própria criança, uma vez que ela não se lembra de nada do que aconteceu nesse período. 

TRATAMENTO

Os episódios de TN tendem a desaparecer de forma natural conforme a criança cresce. Contudo, tanto para crianças quanto adultos, é preciso tomar medidas para que não se machuquem. Pode ser necessário buscar orientações e tratamento.

04/05/2018 imprimir Voltar