Rua Dr. Paulo Tinoco Cabral, 484
(16) 3911 4525
Segunda à sexta - 8h às 18h

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

02/04/2018 imprimir


Esta data foi criada pela ONU – Organização das Nações Unidas em 2007, no intuito de CONSCIENTIZAR a sociedade sobre o transtorno autista e sua inclusão.

Mas afinal, o que é o AUTISMO?

O AUTISMO é um Transtorno Global do Desenvolvimento, também conhecido como TEA "Transtornos de Espectro Autista" . São transtornos que causam problemas nas áreas da linguagem, dos processos de COMUNICAÇÃO, da interação e do COMPORTAMENTO social da pessoa. 

SEM CURA e ainda com CAUSAS incertas, o quanto antes for diagnosticado, e mais ainda, estimulado através de tratamentos específicos para cada caso, no sentido de estimular as áreas afetadas de cada um, com por exemplo: fonoaudiologia, psicoterapia, terapia ocupacional, psicopedagogia, medicina, fisioterapia, entre outras, melhor será o seu desenvolvimento pessoal, social e nas atividades acadêmicas. Alguns sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, estereotipias, dificuldade em estabelecer contato visual, sensibilidade auditiva e dificuldade em modificar sua rotina. Portanto, vale ressaltar que o autismo é ÚNICO para cada pessoa e deve ser avaliado pelos profissionais de cada área acometida.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), existem três tipos de Autismo: Síndrome de ASPERGER, que é a forma mais leve; Transtorno INVASIVO do Desenvolvimento, intermediário; Transtorno AUTISTA, o tipo mais avançado. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde o autismo atinge cerca de 70 MILHÕES de pessoas, sendo destas 2 milhões no Brasil.

A psicoterapia também é indicada para os familiares da pessoa com autismo, pois desde a hipótese diagnóstica, várias emoções e sentimentos vem à tona, causando sofrimento, ansiedade e angustia, principalmente em seus pais.

02/04/2018 imprimir Voltar