O que é Anorexia Nervosa?

04/12/2017 imprimir


O que é Anorexia Nervosa?

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar que faz a pessoa enxergar o próprio corpo de maneira distorcida, em geral, muito acima do peso. A partir daí, leva a um quadro de ansiedade que faz com que a pessoa tome atitudes de risco, tais como dietas restritivas, abuso de exercícios físicos, indução de vômito para expulsar as refeições e até mesmo uso de medicamentos como laxantes.

O problema pode afetar qualquer faixa etária ou gênero, mas é mais comum em mulheres jovens.

A perda de peso impulsionada pelo transtorno é extremamente perigosa, pois pode provocar baixas na imunidade, enfraquecimento dos músculos e dos ossos, interrupção da menstruação, arritmia cardíaca e convulsões. E mais, o quadro chega a ser fatal em 15% dos casos.

COMO TRATAR

O tratamento para anorexia é multidisciplinar, ou seja, envolve uma equipe composta por médico, psicólogo e nutricionista. Assim que iniciado, o primeiro objetivo é recuperar os quilos perdidos em ritmo seguro, a fim de restabelecer a saúde.A psicoterapia, por sua vez, trabalha a identidade e a forma de enxergar o próprio corpo, bem como a relação com a comida. Diferentes tipos de psicoterapias são usadas, mas tanto a terapia comportamental cognitiva individual, a de grupo e a familiar são bem-sucedidas neste sentido.

04/12/2017 imprimir Voltar