Rua Dr. Paulo Tinoco Cabral, 484
(16) 3911 4525
Segunda à sexta - 8h às 18h

JANEIRO BRANCO, O MÊS DA SAÚDE MENTAL!

19/01/2021
imprimir


Neste mês, marcado pelo início dos planos, das realizações dos sonhos e dos desejos, a campanha Janeiro Branco destaca a necessidade de cuidados com a Saúde Mental, as emoções e os afetos. A iniciativa surgiu em 2014, com psicólogos de Uberlândia-MG, inspirados pela campanha Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar a promoção e a proteção da Saúde Mental. O que seria isso? Segundo a OMS, Saúde Mental é o estado de bem-estar onde o indivíduo manifesta suas capacidades, enfrenta os desafios do dia a dia, trabalha de maneira eficiente e contribui socialmente. Como é possível cuidar da Saúde Mental? Primeiramente, é importante salientar que, assim como o corpo, a mente também pode adoecer e, com isso, há sofrimento, por exemplo, o estresse, os afetos difíceis de elaborar e as emoções que causam mal-estar. Quando não se cuida da mente, pode ocorrer a somatização dos problemas não resolvidos, ou seja, o corpo é afetado pelo adoecimento mental, desde dores de cabeça ou muscular, até algo mais sério, como o pânico. Assim, é importante que cada um descubra sua maneira de ter momentos de lazer e de descanso, uma pausa no meio das turbulências que a vida traz. Em linhas gerais, é importante buscar equilibrar as responsabilidades com os momentos de lazer, praticar o autocuidado, cuidar do sono, da alimentação, da atividade física e das relações sociais. Equilibrar tudo isso não é tarefa fácil, ainda mais em tempos de pandemia, muitas vezes as pessoas esquecem, não apenas de cuidar de si, mas que podem procurar ajuda, seja em sua rede de apoio com amigos e/ou familiares, como também, a ajuda profissional: psicólogo, psiquiatra, entre outros profissionais da saúde. Na Unipsico temos profissionais capacitados para atender as demandas em Psicologia, seja ela presencial ou online. Cuidem-se!.

.

Texto escrito por Érica Ap. Rovani Matioli, psicóloga, psicanalista, cooperada e atual Diretora Financeira da Unipsico RP. CRP 06/99627.

19/01/2021
imprimir
 

Olá! Quer se juntar à nossa equipe?

A Unipsico faz seleções para novos cooperados de acordo com as necessidades e demandas que identificamos.

Se quiser fazer parte da cooperativa, envie para nosso email currículo com foto, documento comprovando tempo de psicoterapia e de supervisão, e carta de apresentação de um cooperado. Somente avaliamos currículos de profissionais com mais de 5 anos de formados.

Nosso email: unipsicorp@unipsicorp.com.br